A escritora americana Lisa Rafferty, pensava em um texto que oferecesse um olhar honesto e engraçado sobre a maternidade. Então, juntou-se com às colegas e também mamães Stefanie Cloutier e Eppolito Sheila para escrever uma peça baseada em histórias e experiências de quatro mulheres sobre os primeiros capítulos da maternidade – tentativas de concepção, gravidez, o parto e a adaptação à vida com um recém-nascido. A ideia se expandiu e o texto ampliou a gama de situações de mães universais, o que resultou numa comédia que já foi montada em diversos países e faz enorme sucesso ao relatar a real experiência da maternidade.
Cynthia Falabella, Ester Laccava, Iara Jamra e Luciana Carnieli entram em cena para revelar o lado divertido e secreto de se ter filhos, mostrando as tentativas de como manter a individualidade e a sanidade ao mesmo tempo em que se está educando e ajudando alguém a se desenvolver. “After I did ‘MOMologues,’ I felt like I’d been walking around with an itchy back and someone finally scratched it.
“A ideia é manter a atrizes em cena durante todo o espetáculo, para que o expectador veja as transformações físicas de cada uma. Suas barrigas crescendo, suas juventudes e amadurecimentos; e as consequências da maternidade”, afirma Alexandre Reinecke que, além de pai de uma pré-adolescente, é um dos diretores mais atuantes com vasta experiência em comédias, inclusive na direção de espetáculos com temáticas femininas, como O Clã das Divorciadas e Amores, Perdas e Meus Vestidos, ambas somente com personagens femininos e seus problemas.
Uma peça escrita por três mães/atrizes americanas de Boston que resolveram expor de uma maneira extremamente divertida, a partir de suas próprias experiências, as agruras, deslumbres e emoções que passaram desde o nascimento até a adolescência de seus filhos.
No espetáculo, quatro mães contam suas histórias.
A mãe, que divide e se apoia na própria mãe, para tudo. Ou aquela mãe que é muito desbocada, mas não entende o porquê de seus filhos também o serem.
Ainda a outra que abandonou sua vida em função dos filhos e depois não consegue retomá-la quando estes já estão crescidos.
E, por fim, temos a mãe que amamentava o filho no trabalho, pois não queria se distanciar do mundo.
Mães essas que se unem ou se repudiam de um jeito divertido e emocionante para todos e de todas as idades.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Cynthia Falabella, Ester Laccava, Iara Jamra E Luciana Carnieli.
Texto: Lisa Rafferty, Stefanie Cloutier E Sheila Eppolito.
Tradução: Rachel Ripani.
Direção: Alexandre Reinecke.
Assistente de Direção: Lu Bollina.
Cenografia: Yara De Barros.
Figurino: Natalia Zincone.
Aderecista: Isaac Vale.
Iluminação: Adriano Tosta.
Fotografia: João Caldas.
Projeto Gráfico: Vicka Suarez.
Assessoria de Imprensa: Morente Forte.
Trilha Sonora: Pedro Lobo.
Operador de Som e Luz: Adriano Tosta.
Camareira: Sonia Lopes.
Administração Financeira: Thiago Oliveira.
Administração: Rosy Farias.
Produção Executiva: Andresa Lenzi, Carmem Oliveira e Daniella Griesi.
Direção de Produção: Giuliano Ricca e Marco Griesi.
Realização: Palco 7 Produções, Ricca Produções e Reinecke Produções.
DATA DE REALIZAÇÃO
Livraria da Vila – Shopping Iguatemi I São Paulo – 26 de outubro a 16 de dezembro de 2012;
Teatro Gazeta – São Paulo – 17 de janeiro até 07 de fevereiro de 2012;
Teatro Jaraguá – São Paulo – 04 de setembro a 21 de novembro de 2013.