A trama original se passa em um lugar remoto da Inglaterra e conta a história de Lady Enid, a nova esposa do excêntrico Lord Edgar. Ela tem que se adaptar a viver em uma mansão mal-assombrada pelo fantasma da primeira esposa de seu marido, Irma Vap – lugar onde o filho do casal foi morto por um lobisomem.
Na casa, há uma governanta que assume a posição de rival da recém-chegada. Para retomar o amor de seu marido, Lady Enid come o pão que o diabo amassou e pratica peripécias divertidas. Em cena, dois atores interpretam os vários personagens, entre humanos e assombrações.
O texto foi montado pela primeira vez em 1984 em um pequeno teatro em Greenwich Village, em Nova York, nos Estados Unidos, pela companhia Ridiculous Theatrical Company, do próprio Charles Ludlam. Ele fez uma paródia dos clássicos e inspirou-se em um gênero da Inglaterra Vitoriana chamado “penny dreadful” (que pode ser traduzido como terror a tostão) para criar um novo tipo de comédias, o melodrama vitoriano.
Diferente da história original, a versão é situada em um trem fantasma de um parque de diversões macabro. “Usamos como referência os filmes de terror, como Pague para Entrar, Reze para Sair, de Tobe Hooper; Rebecca, de Alfred Hitchcock e a estética dos anos 80. Mergulhamos também no universo do videoclipe de Thriller, de Michael Jackson, que foi dirigido pelo cineasta John Landis, uma referência do que é um filme de horror. Além disso, a obra também tem várias citações de Shakespeare, principalmente de Hamlet. Desfragmentamos todas as camadas do texto para ver o que estava por trás dele e ressignificar a obra”, conta o diretor e encenador Jorge Farjalla.
A primeira e icônica montagem brasileira do texto, com direção da saudosa atriz Marília Pêra e atuação de Ney Latorraca e Marco Nanini, estreou em 1986 e ficou em cartaz durante 11 anos consecutivos, o que garantiu ao texto o registro no livro Guiness World Records. A peça ficou marcada na história do teatro por uma espécie de gincana de troca de figurinos por Nanini e Latorraca.
O espetáculo, ainda segundo o diretor, tem a proposta de expor aos olhos do público essa troca de roupas e enfatizar ainda mais o texto e o trabalho do ator. “Nós teatralizamos a troca de roupas. Eu quero mostrar para o espectador o teatro como uma grande ilusão e o ator como um grande mago, que pode criar tudo na frente do público e fazê-lo acreditar naquela situação.
Quero que a plateia sinta o trabalho do ator e como eles vão dividir esses personagens em um jogo de espelhos. O próprio texto de Ludlam sugere o jogo teatral e tentamos enfatizar ao máximo a questão dos atores como um duplo”, comenta.
Essa encenação ousada só é possível graças ao talento de Luis Miranda e Mateus Solano. “Os dois são de uma genialidade, uma elegância artística. “Eles têm juntos uma energia maravilhosa. Estou muito grato por tê-los comigo e por partilhar algo tão sagrado para mim, que é o fazer teatral”, acrescenta.
Prêmios
Prêmio Shell / Finalista em três categorias: Ator – Luis Miranda, Figurino – Karen Brustollin e Iluminação – César Pivetti. Os resultados serão anunciados em março de 2020.
Prêmio do Humor 2020 / Finalista em duas categorias: Direção – Jorge Farjalla e Performance – Luis Miranda. Os resultados serão anunciados em março de 2020.
Prêmio Guia da Folha / Finalista na categoria Melhor Estreia de Teatro 2019 /
Prêmio Bibi Ferreira / Vencedor em cinco categorias: Direção – Jorge Farjalla, Atores – Mateus Solano e Luis Miranda, Cenografia – Marco Lima e Desenho de Luz – Cesar Pivetti. Finalista na categoria Melhor Espetáculo.
Prêmio Aplauso Brasil / Finalista nas categorias Melhor Direção, Melhor Figurino e Melhor Ator – Mateus Solano.
Prêmio Cenyn / Finalista nas categorias Melhor Cenário, Melhor Direção de Arte, Melhor Iluminação, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Sonoplastia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Adereço.



FICHA TÉCNICA
Elenco: Luis Miranda, Mateus Solano, Biagio Pecorelli, Fagundes Emanuel, Gus Casabona, Thomas Marcondes.
Texto: Charles Ludlam.
Idealização: Andrea Francez.
Direção, Encenação e Dramaturgia: Jorge Farjalla.
Traducão: Simone Zucato.
Assistente de Direção: Raphaela Tafuri.
Direção de Produção: Marco Griesi e Priscila Prade.
Coordenação de Produção: Daniella Griesi.
Produção Executiva: Maristela Marino.
Assistente de Produção: Carolina Teixeira. Direção Musical: Gilson Fukushima.
Cenografia: Marco Lima.
Iluminação: Cesar Pivetti.
Figurinos: Karen Brustolin.
Fotografia: Priscila Prade.
Comunicação e Marketing: Rodrigo Souza.
Mídia Digital: Gigi Prade.
Comunicação Visual: Kelson Spalato e Murilo Lima.
Assessoria de Imprensa: Regis Motisuki.
Produção de Elenco: Marcela Altberg.
Realização: Bricabraque Produções e Palco7 Produções.
SERVIÇO:
PORTO ALEGRE
Teatro do Sesi
Temporada: 16 e 17 de abril de 2020
Sábado, 21h e domingo, 18h
FLORIANÓPOLIS
Teatro Ademir Rosa
Temporada: 09 e 10 de abril de 2020
Sábado, 21h e domingo, 19h
CURITIBA
Festival de Curitiba – Teatro Guairão
Temporada: 02 e 03 de abril de 2020
Sábado, 21h e domingo, 19h
RIO DE JANEIRO
Teatro Casagrande
Temporada: 07 de maio a 26 de junho
Sábados, 20h30 e Domingos, 17h
BELO HORIZONTE
Teatro Sesc Palladium
Temporada: 02 e 03 de julho de 2020
Sábado, 20h e domingo, 18h
SALVADOR
Teatro Castro Alves
Temporada: 09 e 10 de julho de 2020
Sábado, 20h e domingo, 19h
BRASÍLIA
Centro de Convenções Ulysses Guimaraes
Temporada: 23 de julho de 2020
Sábado, 21h
GOIÂNIA
Teatro Goiânia
Temporada: 30 e 31 de julho de 2020
Sábado, 21h e domingo, 19h
SÃO PAULO
Teatro Procópio Ferreira
Temporada: 06 fevereiro a 15 de março de 2020
SÃO PAULO
Teatro Sérgio Cardoso
Temporada: 27 de janeiro a 06 de março de 2020
CAMPINAS
Teatro Oficina do Estudante
Shopping Iguatemi
Temporada: 12 e 13 de março de 2020
SALVADOR
Teatro Castro Alves
Temporada: 09 e 10 de agosto de 2019
Sábado, 21h e Domingo, 18h
PORTO ALEGRE
Teatro do Sesi
Temporada: 31 de agosto e 01 de setembro de 2019
Sábado, 21h e Domingo, 18h
UBERLÂNDIA
Teatro Municipal de Uberlândia
Temporada: 02 a 04 de agosto de 2019
Quintas, sextas e sábados, 21h
RIO DE JANEIRO
Teatro Casagrande
Temporada: 01 julho a 28 de agosto 2019
Sextas, sábados as 20h e domingos, 18h
SÃO PAULO
Teatro Porto Seguro
Temporada: 12 de abril a 16 de junho 2019
Sextas, 21h, sábados 17h e 21h e domingos, 16h e 20h