O MISTÉRIO DE IRMA VAP

De Charles Ludlam
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia
Recomendação: 12 anos
Arte do Espetáculo - De Volta a OZ

A trama original se passa em um lugar remoto da Inglaterra e conta a história de Lady Enid, a nova esposa do excêntrico Lord Edgar. Ela tem que se adaptar a viver em uma mansão mal-assombrada pelo fantasma da primeira esposa de seu marido, Irma Vap – lugar onde o filho do casal foi morto por um lobisomem.

Na casa, há uma governanta que assume a posição de rival da recém-chegada. Para retomar o amor de seu marido, Lady Enid come o pão que o diabo amassou e pratica peripécias divertidas. Em cena, dois atores interpretam os vários personagens, entre humanos e assombrações.

O texto foi montado pela primeira vez em 1984 em um pequeno teatro em Greenwich Village, em Nova York, nos Estados Unidos, pela companhia Ridiculous Theatrical Company, do próprio Charles Ludlam. Ele fez uma paródia dos clássicos e inspirou-se em um gênero da Inglaterra Vitoriana chamado “penny dreadful” (que pode ser traduzido como terror a tostão) para criar um novo tipo de comédias, o melodrama vitoriano.

Diferente da história original, a versão é situada em um trem fantasma de um parque de diversões macabro. “Usamos como referência os filmes de terror, como Pague para Entrar, Reze para Sair, de Tobe Hooper; Rebecca, de Alfred Hitchcock e a estética dos anos 80. Mergulhamos também no universo do videoclipe de Thriller, de Michael Jackson, que foi dirigido pelo cineasta John Landis, uma referência do que é um filme de horror. Além disso, a obra também tem várias citações de Shakespeare, principalmente de Hamlet. Desfragmentamos todas as camadas do texto para ver o que estava por trás dele e ressignificar a obra”, conta o diretor e encenador Jorge Farjalla.

A primeira e icônica montagem brasileira do texto, com direção da saudosa atriz Marília Pêra e atuação de Ney Latorraca e Marco Nanini, estreou em 1986 e ficou em cartaz durante 11 anos consecutivos, o que garantiu ao texto o registro no livro Guiness World Records. A peça ficou marcada na história do teatro por uma espécie de gincana de troca de figurinos por Nanini e Latorraca.

O espetáculo, ainda segundo o diretor, tem a proposta de expor aos olhos do público essa troca de roupas e enfatizar ainda mais o texto e o trabalho do ator. “Nós teatralizamos a troca de roupas. Eu quero mostrar para o espectador o teatro como uma grande ilusão e o ator como um grande mago, que pode criar tudo na frente do público e fazê-lo acreditar naquela situação.

Quero que a plateia sinta o trabalho do ator e como eles vão dividir esses personagens em um jogo de espelhos. O próprio texto de Ludlam sugere o jogo teatral e tentamos enfatizar ao máximo a questão dos atores como um duplo”, comenta.

Essa encenação ousada só é possível graças ao talento de Luis Miranda e Mateus Solano. “Os dois são de uma genialidade, uma elegância artística. “Eles têm juntos uma energia maravilhosa. Estou muito grato por tê-los comigo e por partilhar algo tão sagrado para mim, que é o fazer teatral”, acrescenta.

Prêmios

Prêmio Shell / Finalista em três categorias: Ator – Luis Miranda, Figurino – Karen Brustollin e Iluminação – César Pivetti. Os resultados serão anunciados em março de 2020.

Prêmio do Humor 2020 / Finalista em duas categorias: Direção – Jorge Farjalla e Performance – Luis Miranda. Os resultados serão anunciados em março de 2020.

Prêmio Guia da Folha / Finalista na categoria Melhor Estreia de Teatro 2019 /

Prêmio Bibi Ferreira / Vencedor em cinco categorias: Direção – Jorge Farjalla, Atores – Mateus Solano e Luis Miranda, Cenografia – Marco Lima e Desenho de Luz – Cesar Pivetti. Finalista na categoria Melhor Espetáculo.

Prêmio Aplauso Brasil / Finalista nas categorias Melhor Direção, Melhor Figurino e Melhor Ator – Mateus Solano.

Prêmio Cenyn / Finalista nas categorias Melhor Cenário, Melhor Direção de Arte, Melhor Iluminação, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Sonoplastia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Adereço.


 

FICHA TÉCNICA 

Elenco: Luis Miranda, Mateus Solano, Biagio Pecorelli, Fagundes Emanuel, Gus Casabona, Thomas Marcondes.
Texto: Charles Ludlam.
Idealização: Andrea Francez.
Direção, Encenação e Dramaturgia: Jorge Farjalla.
Traducão: Simone Zucato.
Assistente de Direção: Raphaela Tafuri.
Direção de Produção: Marco Griesi e Priscila Prade.
Coordenação de Produção: Daniella Griesi.
Produção Executiva: Maristela Marino.
Assistente de Produção: Carolina Teixeira. Direção Musical: Gilson Fukushima.
Cenografia: Marco Lima.
Iluminação: Cesar Pivetti.
Figurinos: Karen Brustolin.
Fotografia: Priscila Prade.
Comunicação e Marketing: Rodrigo Souza.
Mídia Digital: Gigi Prade.
Comunicação Visual: Kelson Spalato e Murilo Lima.
Assessoria de Imprensa: Regis Motisuki.
Produção de Elenco: Marcela Altberg.
Realização: Bricabraque Produções e Palco7 Produções.

 

DATA DE REALIZAÇÃO

Teatro Porto Seguro – São Paulo – 12 de abril a 16 de junho 2019;
Teatro Oi Casagrande – Rio de Janeiro – julho a agosto 2019;
Teatro Municipal de Uberlândia – Uberlândia – MG – 02 a 04 de agosto de 2019;
Teatro Castro Alves – Salvador – BA – 09 e 10 de agosto de 2019;
Teatro do Sesi – Porto Alegre – RS – 31 de agosto e 01 de setembro de 2019;
Teatro Procópio Ferreira
– São Paulo – 06 fevereiro a 15 de março de 2020.
Teatro Sérgio Cardoso – São Paulo – 27 de janeiro a 06 de março de 2022.
Teatro Oficina do Estudante – Campinas – 12 e 13 de março de 2022.


VEM Aí:

Curitiba – Festival de Curitiba – Teatro Guairão
02 e 03 de abril
Sábado, 21h e domingo, 19h

Florianópolis – Teatro Ademir Rosa
09 e 10 de abril
Sábado, 21h e domingo, 19h

Porto Alegre – Teatro do Sesi
16 e 17 de abril
Sábado, 21h e domingo, 18h

Ribeirão Preto – Theatro Pedro II
23 e 24 de abril
Sábado, 20h e domingo, 19h

Rio de Janeiro – Teatro Casagrande
07 de maio a 26 de junho
Sábados, 20h30 e Domingos, 17h

Belo Horizonte – Teatro Sesc Palladium
02 e 03 de julho
Sábado, 20h e domingo, 18h (horário a confirmar)

Salvador – Teatro Castro Alves
09 e 10 de julho
Sábado, 20h e domingo, 19h

Recife – Teatro Guararapes
16 e 17 de julho
Sábado, 20h e domingo, 19h

Brasília – Centro de Convenções Ulysses Guimaraes
23 de julho, sábado, 21h 

Goiânia – Teatro Madre Esperança Garrido
30 e 31 de julho
Sábado, 21h e domingo, 19h

São Paulo – Tokio Marine Hall 
03 e 04 de setembro
Sábado, 21h e Domingo, 19h